Oficina 1


    
Após os estudos realizados referente a alfabetização e letramento na oficina de Linguagens; elabore uma atividade para seus alunos que trabalhe o alfabetizar e o letrar  para duas aulas envolvendo leitura e escrita. Na sequência, descreva como ocorreu a aplicação e o desenvolvimento dessas atividades e qual foi o resultado deste trabalho.

Para postar esse relatório clic em   "COMENTÁRIO" e proceda como se fosse postar no fórum da formação continuada; inclusive colocando seu nome e o nome da escola que você atua.

     Opcional: Aproveite, registre tudo e poste no blog pessoal ou da escola, divulgue seu trabalho.
           

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
      PROFESSORA : SOLANGE C. LOZANO
      Como alfabetizadores devemos fornecer ferramentas para que nossos alunos possam construir o seu processo de aprendizagem da leitura e escrita.
      Na etapa inicial, na Educação Infantil, a escola tem obrigação de ajudar o aluno a ser apropriar da escrita alfabética e informatizar o seu uso.
      Devemos garantir que as práticas pedagógicas ajudem o aluno a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciado como um meio para, independentemente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados.

      veja mais..
      http://solangecaruzol.blogspot.com.br/2012/10/alfabetizacao-e-letramento.html

      Excluir
    2. COMPLEMENTANDO.....SOLANGE C. LOZANO
      Esta atividade foi desenvolvida com alunos do 3º ano A e B.
      No primeiro momento comentamos sobre as caracteristicas do bolo que foi servido nos dias das crianças. Os alunos puderam falar de seus gostos e preferencias.
      Em seguida cada aluno pode escrever a receita copiando do quadro grifando palavras ou termos desconhecidos.
      Com a participação de todos foi possivel fazer debates, identificando cada item e quantidade.
      Por final desenharam um bolo ...
      Observa-se com esse trabalho que quando partimos do conhecimento do aluno eles demonstram mais interesse e facilidade para aprender, questionar e elaborar suas perguntas e respostas...

      Excluir
  2. Escola Municipal Vila Nova
    Professora: Maria Madalena da Silva Themoteo Leonardo
    4º ano Vespertino

    Relatório

    Desenvolvi com os alunos do 4º Ano Vespertino, uma aula utilizando a música: É Preciso Saber Viver de Roberto Carlos e o texto: Tudo o que vale a pena aprendi no jardim de infância, de Robert Fulghum.
    As metodologias utilizadas foram: leitura, cântico e diálogo a respeito da música e do texto. Produção de textos e ilustração, apresentação dos trabalhos.
    Dei inicio a aula distribuindo a letra da música para todos os alunos, em seguida passei o texto de Robert Fulghum na lousa para que copiassem. Após a escrita do texto, fizemos debate sobre cada parte do texto. Onde os alunos fizeram comparação entre a música e o texto.
    Todos os alunos foram participativos, expondo seus pontos de vista a respeito dos assuntos abordados. Em seguida fiz um sorteio para formar 4 grupos de alunos. Sendo que os grupos 1 e 3 tinham que escolher uma frase do texto de Robert Fulghum e elaborar um texto e ilustrá-lo.
    O grupo 2 e 4 ficou com a letra da música, e também elaboraram e ilustraram um texto .
    Após o termino dos trabalhos os grupos apresentaram seus textos e desenhos aos demais alunos.
    Esta aula foi muito proveitosa, pois foram desenvolvidos o letramento, a leitura, a escrita, a criatividade e o trabalho em equipe. Fazendo com que os alunos tivessem maior participação e aproveitamento.
    Todas as etapas da aula foram fotografadas para expor no meu blog e no blog da Escola Municipal Vila Nova.

    http://mdthemoteo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    CLAUDINEI AP. LOZANO
    A atividade foi desenvolvida com alunos do5º ano A, onde trabalhamos a leitura e interpretação de figuras aproveitando o tema Trabalho Infantil.
    De inicio apresentei três figuras em diferentes ambientes envolvendo crianças em diferentes atividades, em seguida os alunos tiveram dez minutos para observar os detalhes e fazerem as anotações. Em segundo momento cada um leu o que conseguiu observar nas diferente figuras. Houve grande discussão em torno das observações feitas, pois alguns alunos conseguiram ver/imaginar as faixas etárias das crianças, poder aquisitivo e grau de instrução.
    Nesse trabalho foi aproveitada a linguagem verbal como a não verbal e tivemos a oportunidade de observar que mesmo uma figura trás muitas informações e que o aluno tem que estar atento aos seus inúmeros detalhes e os professores fazerem mais esse trabalho para poder despertar nos alunos essa parte da observação.

    ResponderExcluir

  4. Relatório da aula de Português
    Escola Municipal Vila Nova
    Professora: Olga Martins Quirino Lemos
    Alunos 2ºano A Matutino
    A aula ocorreu da seguinte forma;
    O conteúdo trabalhado foi Leitura e escrita.
    Organizei vários tipos de textos, o objetivo era saber identificar os textos em:
    Notícia, música, identificar as estrofes encontradas nos textos, poesia.
    Na sala de aula adaptei uma caixa de som com microfone, para que:
    Cada aluno apresentasse seu texto utilizando o microfone, com leitura, música e dramatização da história, isso de acordo com cada texto. E assim cada aluno fazia sua leitura e explicava que tipo de texto tinha apresentado com as seguintes perguntas que eu fazia:
    O texto que você leu tem quantas estrofes? Explicar se é uma música, poesia, notícia e entre outras. Pois dessa forma os alunos estavam desenvolvendo o conhecimento da atividade trabalhada. Ao terminar as apresentações, passei no quadro a letra de uma das músicas que eles apresentaram, para desenvolver à escrita assim ocorreu à aula de maneira bem prazerosa, todos participaram e gostaram muito da aula.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Escola municipal agrovila central

    Professora: Meyrilene Gomes da silva
    Alunos do 1º ano
    Conteúdos trabalhados leitura e ilustração
    A aula ocorreu da seguinte forma:
    Comecei falando que iríamos ler um trava língua,expliquei que um trava língua é um texto é um conjunto de palavras que juntas formam uma frase de difícil articulação pois exigem movimentos seguidos da língua que não são usados com muita freqüência.Primeiro li para as crianças o trava língua,durante a leitura perguntei se eles sabiam o que era um rei e uma rainha e quais são as responsabilidades de um rei e uma rainha já que o trava língua trabalhado era o rato roeu a roupa do rei de Roma depois da leitura fomos confeccionar um cartaz do trava língua digitei o trava língua e recortei em partes,para que cada aluno ficasse com uma palavra ,quando eu ia lendo o trava língua a criança que estava com a palavra que eu havia lido trazia e colava no cartaz ,dessa maneira trabalhei a leitura,após a colagem fizemos a ilustração do trava língua ficou muito interessante os desenhos.

    ResponderExcluir
  7. Relatório Alfabeletrar
    Linguagem
    Atividade desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino fundamental, leitura e interpretação. No primeiro momento é feito a leitura depois questionamento sobre a leitura. Atividades e interpretação e por ultimo ilustração do texto e cruzadinha;
    No segundo momento são trabalhado a dramatização da leitura ,neste momento procuro mescla a turma, alunos que consegue a leitura com domínio com aquele que ainda tem dificuldade. É o momento de interação e tem tido um bom resultado pois aqueles que não conseguia falar nada já se manifesta querendo participar

    ResponderExcluir
  8. EM LÍNGUAGENS A “ATIVIDADE QUE DESENVOLVI COM MEUS ALUNOS DO 2º ANO ‘‘ A” FOI ROTULOS. PEDI PARA ELES TRAZEREM DE CASA VÁRIOS TIPOS DE RÓTULOS ESCOLHEMOS UM MUITO INTERESSANTE QUE NOS FORNECEU MUITAS INFORMAÇÕES (BOLCHA WAFER DA PARATI) TRABALHEI COM ELES SEPARAÇÃO DE SÍLABAS, CLASSIFICAÇÃO, FORMAÇÃO DE FRASES E PRODUÇÃO DE TEXTO USANDO A PALAVRA WAFER, FOI UMA AULA INTERESSANTE E MUITO PRODUTIVA, OBSERVEI QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI UNANIME, DESPERTOU O INTERESSE ATÉ MESMO DAQUELES QUE NÃO ESTÃO NEM AI COM AS ATIVIDADES PROPOSTA APROVEITEI ESSA AULA PARA SANAR AS DIFICULDADES DELES EM PRODUÇÃO DE TEXTO. PARA DEIXÁ-LOS MAIS ENTUSIASMADOS COM A AULA, USAMOS ALGUNS RÓTULOS E CONFECCIONAMOS UM JOGO DA MEMORIA. COMO FORAM ELES MESMO QUE CONTRUIU O JOGO FICOU MAIS DIVERTIDO.VER MAIS
    elizanemaia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. PROFESSORA: Solange Busanello

    RELATÓRIO sobre Alfabeletrar sobre Linguagem.

    Atividade desenvolvida com os alunos do 3º ano “B”, da Escola Cecília Meireles.
    Primeiramente preparei os alunos explicando que iríamos assistir a um filminho sobre “Os Três Porquinhos”, onde eles vibraram em saber do nome, então os levei até a sala de vídeo para assistir. Deixei os alunos assistir sem cobrança, depois expliquei o que gostaria que eles observassem no filme. Passei novamente o filme e observei que os alunos já tenham um olhar diferente, observaram os tipos de casa, o que apareceu dentro das casas e porque cada porquinho construiu de seu jeito. Depois fizemos uma análise voltada para a vida real.
    Depois distribui uma atividade relacionada às cenas do vídeo, onde os alunos deveriam organizar em sequencia, desenhar os tipos de casas que apareceu no filme, produzir um texto contando o que não gostou e o que mais gostou sobre a historinha. Desta forma trabalhei interpretação de imagem, leitura visual, porque sentimos medo, os animais, os tipos de construções, produção de texto, etc.
    É perceptível de como a variação na dinâmica das aulas tornam elas mais atraentes para os alunos, fazendo com que eles participam de forma espontânea.

    ResponderExcluir
  10. Escola Apóstolo Paulo
    Professora Elma Gomes de Moraes
    Curso: Alfabeletrar
    Relatório de português

    A aula teve como objetivo trabalhar com rótulos do mercadinho da sala de aula, construído pelos alunos.
    Os alunos foram divididos em quatro grupos e cada grupo, escolheram um rótulo para produzirem textos sobre a importância do objeto escolhido.
    Cada grupo apresentaram seus trabalhos falando dos rótulos escolhidos e o porquê da escolha.
    Os rótulos mais escolhidos foram: Coca-cola, guaraná, skyni,bolachas e gelatina.
    O trabalho continuou por mais aulas focando na formação de palavras, ilustração, separação de silabas, tipos de letras, etc.
    Segue em anexos fotos ilustrando o trabalho desenvolvido.



    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Os alunos do 1º ano ``A`` realizaram uma atividade de audição e reprodução. Onde ouviram uma história (João e o pé de feijão) então eles foram interrogados sobre os principais personagens, fui colocando os nomes no quadro e depois os alunos produziram frases com estes nomes.
    Eles também reproduziram o que ouviram por meio de interpretação oral da história e realizaram desenhos.

    ResponderExcluir
  13. Relatório da aula de Português
    Escola Municipal Apóstolo Paulo
    Professora: Patrícia Bortulluzzo
    Alunos 1ºano e Pré II
    A aula ocorreu da seguinte forma;
    O conteúdo trabalhado foi Leitura e escrita dentro do poema..
    Organizei um poema na folha digitalizada e entreguei aos aluno antes disso falei sobre os vários tipos de textos tendo enfoque o poema. O objetivo dentro da atividade é identificar a letra B por que o poema falava sobre a borboleta com a turma e também as vogais com a turma do pré foi feita colagem de bolinhas de crepom para colar na letrinha B. Trabalhei também sobre que tipo de animal era, suas cores dentro do poema , em seguida pedi que desenhassem as respectivas borboletas com as cores que aparecem no poema. Na folha que lhes foi entregue o poema desenvolveram atividade descrita acima. Aproveitando o envolvimento dos alunos trabalhei o quadro de pregas, onde cada aluno pega uma figura e monta seu respectivo nome colocando-o no quadro de prega para desenvolver a sua leitura e escrita. Pois dessa forma os alunos estavam desenvolvendo o conhecimento da atividade trabalhada. A aula aconteceu de maneira bem prazerosa, todos participaram ativamente.

    ResponderExcluir
  14. PLANEJAMENTO
    Escola Municipal Cristalino
    Professora: Rosimeire Guimarães
    Série: 2° ano Ensino fundamental
    Disciplina: Língua Portuguesa
    Duração: 4 horas (60 minutos cada aula)
    Objetivos: *Aprimorar a expressão oral, nas diversas situações comunicativas, tendo em vista a leitura de parlendas e rimas;
    *Propor situações de produção de texto, relacionadas às parlendas.
    Metodologia: Na rodinha de conversa, propor uma forma de escolher o ajudante do dia, utilizando a parlenda “Uni Duni Tê”; entregar a letra da música e pedir que colem no caderno e leiam a parlenda. Em sequencia fazer a leitura da parlenda “jacaré foi à feira”. Após pedir que modifiquem a música de acordo com as palavras trabalhadas anteriormente. Pedir que fizessem a cópia da parlenda modificada, utilizando as rimas necessárias; ler e ilustrar a parlenda produzida. Essa atividade possibilitou que os alunos brincassem com as palavras citadas.
    Nas atividades propostas sobre parlendas, foi possível constatar que houve a compreensão e expressão dos alunos nas mais diversas situações comunicativas. Nessa perspectiva, as situações coletivas de análise de textos, tanto orais como escritos produzidos pelos alunos foi de grande importância, porque proporcionaram a reflexão sobre múltiplos aspectos envolvidos e sobre as possibilidades que a língua oferece.
    Essa aula permitiu focar as atividades nas questões que efetivamente representam dificuldades para os alunos e, portanto, contribuiu com eficácia para a expansão da capacidade do uso da linguagem. Ao se trabalhar com parlendas, percebeu-se que no decorrer das atividades, houve a conciliação dos processos de alfabetização e letramento, assegurando aos alunos, tanto a apropriação do sistema da escrita como o domínio das práticas sociais de leitura e escrita.


    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. RELATÓRIO: PORTUGUÊS
    ESCOLA: E.M. VILA NOVA
    PROFESSORA: MARIA THEREZA THOMÉ ANGONESE
    TURMA: 1º ANO MATUTINO

    Primeiramente expliquei aos alunos textos com fábulas. Depois escrevi na lousa os sons de alguns animais em forma de onomatopéia: imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos e cantos de animais.
    No segundo momento os alunos fizeram histórias em quadrinhos, desenharam os animais e dentro dos balões escreviam a comunicação entre os animais em forma de onomatopéia, que em geral é entendimento universal.
    Aqueles que já sabiam escrever avançaram mais, escreveram uma conversa entre os animais.
    A aula foi muito prazerosa, envolveu os alunos com muito entusiasmo e atenção. Aqueles que ainda não sabem escrever perguntavam como se escreve certas palavras e começaram a prestar mais atenção na escrita das palavras.

    ResponderExcluir
  17. Esta atividade foi realizada com os alunos do 3º ano A da Escola Municipal Guarujá. Primeiramente organizei na sala e aula uma exposição com vários tipos de rótulos e embalagens vazias de produtos de variadas marcas e tipos. Ao entrar com os alunos na sala, levei-os direto para a exposição dos materiais, deixei que eles explorassem as embalagens, pedindo que observassem cada rótulo e o que estava escrito. Após algum tempo orientei-os para que cada aluno escolhesse um rótulo, em seguida formamos uma roda no chão e comecei perguntando a cada um o motivo da escolha. Comecei perguntando sobre o nome dos produtos do tipo: Que rótulo é este? Para que serve? È um produto de alimentação? De limpeza? De higiene? Se o produto é utilizado pela família. Enfim, fui fazendo perguntas enquanto eles foram descrevendo todas as informações contidas no rótulo. Chamei a atenção para as informações nutricionais dos alimentos, impressas nos rótulos, o prazo de validade, comparando os diferentes prazos de validade em relação à data de fabricação. Pedi também para que os alunos verificassem se eram recicláveis ou não, informando que existe um símbolo que impresso nas embalagens mostra se a embalagem pode ser reciclada. Procurei Propor sempre a participação dos alunos, ajudando-os a trabalhar em grupo e a elaborar as informações com a participação de todos, valorizando assim os diversos saberes de toda a turma.
    Alfabetização: Com os rótulos que os alunos escolheram pedi que cada um lesse para mim, enquanto eu ia escrevendo no quadro os nomes de cada rótulo. Em seguida cantamos a quantas letra formavam as, quantas vogais, quantas consoantes, e quantas silabas formavam. Depois pedi para eles copiar no caderno para em seguida circular as silabas complexas que se encontravam nas palavras, e para finalizar os alunos produziram um texto sobre o rótulo que cada um tinha escolhido.
    Essa aula teve como objetivo maior conscientizar os alunos da importância de conhecer as informações contidas nos rótulos. No entanto, por trabalhar com leitura e escrita de palavras conhecidas dos alunos, no caso o nome dos produtos, presta-se a uma rica atividade de leitura e escrita que em geral motiva os alunos na fase inicial da leitura e escrita a começarem a ler mais as embalagens, o que favorece o seu desenvolvimento de leitor e escritor.

    ResponderExcluir
  18. MEUS ALUNOS DO 2ºANOB REALIZARAM UMA ATIVIDADE DE OUVIR HISTÓRIA( A BELA ADORMECIDA),ONDE FOI FEITA INTERPRETAÇÕES ORAIS, PUDERAM TAMBÉM OBSERVAR AS GRAVURAS E EM SEGUIDA PUDERAM REPRODUZIR POR MEIO DE DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL DO PRÓPRIO TEXTO ESTUDADO

    ResponderExcluir
  19. Aula de Letramento Com a Utilização de Rótulos.

    Na aula de letramento ministrada pela Professora Nilça, houve a utilização de rótulos de produtos que as crianças são acostumadas a conviver em seu dia a dia.
    A professora formou grupos em uma roda e pediu para cada aluno trazer de sua casa um rótulo de embalagem e uma conta de água ou energia. Depois pediu para que os alunos colocassem os rótulos em cima da mesa. Logo após esclareceu que o rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
    Depois a professora colocou os rótulos dos alunos em cima da mesa e expôs, e pediu para que cada aluno, um de cada vez, escolhesse o seu rótulo e começasse a fazer a leitura do rótulo. A professora os questionava sobre o que eles entendiam do produto, o que trazia de beneficio e o que fazia a respeito da sua saúde.
    Depois disso a professora fez a leitura dos rótulos e pediu para que os alunos também lessem os rótulos identificando o nome do consumidor e o valor e data de vencimento.
    Com isso a professora, através de uma atividade lúdica, além de incentivar os alunos a observar melhor os rótulos cria em seus alunos o inicio do pensamento critico deles, mostrando os benefícios e o que esses produtos trazem para a saúde deles.
    Na atividade foi desenvolvida a leitura oral e escrita, memória, discriminação visual, discriminação auditiva, esquema corporal, entre outros.



    ResponderExcluir
  20. Foi desenvolvido com os alunos do 2º ano A uma atividade de ouvir uma história(A PULGA FILOMENA).Foi feita interpretação oral,onde puderam observar as gravuras e, depois foi reproduzida a história através de desenho.

    ResponderExcluir
  21. A atividade foi feita com a turma do 1º ano “C” da Escola Municipal Cecília Meireles.
    A professora colocou no quadro em letras maiores uma receita de Pudim de Chocolate. Em seguida trabalhamos a exploração oral da receita (ingredientes, quantidades, tipos de medidas, preparo e como assá-lo). Depois passamos para atividades escritas e de leitura (nomes dos ingredientes, quais alimentos eram por peso, quais por medidas, quais colheres foram utilizadas para medir os ingredientes). Houve uma boa participação e envolvimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  22. Escola Municipal Cristalino.
    Professora: Chaiane Geib.
    Turma: 1º ano do Ensino Fundamental (Matutino).
    Idade: 6 e 7 anos.
    Atividade desenvolvida: Leitura de imagem

    Relatório:

    Desenvolvi com os alunos do 1º ano a atividade de: Leitura de imagem, no qual foi trabalhado alfabetização e letramento. A atividade se desenvolveu da seguinte forma:

     Primeiramente foi feita a contagem de quantos alunos estavam presentes no dia. Vinte alunos estavam presentes no dia;
     Em seguida, foram distribuídas balas com quatro sabores diferentes (chocolate, hortelã, caramelo “mocinho” e castanha) para a turma, uma para cada aluno.
     Consequentemente foi feito a divisão de grupos através dos sabores das balas;
     A turma ficou dividida em 4 grupos de 5 alunos em cada;
     Posteriormente, todos os alunos saborearam as balas;
     Em seguida, pedi para cada grupo fazer um levantamento da espécie de bala que receberam tipo: se é doce ou salgada, grande ou pequena, mole ou dura, qual a forma geométrica, se gostaram ou não, qual a cor da bala, do rótulo, quantas cores haviam no papel;
     Após o levantamento de todos os grupos, foi aberta uma discussão entre a turma: (Todas as balas são iguais? Qual a diferença? Existem outros tipos de balas?);
     Em seguida, partimos para a alfabetização, ou seja, a leitura de informações dos rótulos das balas, identificamos o sabor das balas através da leitura nos rótulos, estudamos a escrita das palavras, quantidades de letras em cada palavra e a quantidade de sílabas e registramos no caderno.

    Foram necessárias 2 horas aula para realizar essa atividade. A atividade foi realizada com sucesso, pois os alunos se envolveram bastante e houve 100% de participação dos alunos.

    Obs: Fotos no blogger: http://professorachaiane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Relatório:
    Professora: Eleusa Soares de Amorim.
    Escola Municipal Guarujá.
    No desenvolvimento da atividade do alfabeletra na área de Português foi trabalhado o gênero literário informativo, ou seja, as notícias em jornais com os alunos do 1° ano e 2° ano do Ensino Fundamental. Foi pedido para os alunos trazerem jornais de casa, a maioria trouxe e os que não trouxeram usaram os da escola.
    Pedi para que eles escolhessem uma reportagem e fazer a leitura silenciosa, após a leitura perguntei para cada um que tipo de reportagem eles tinham escolhido. No 1° ano a maioria baseou o título pela imagem, mas os que sabem ler falavam o título correto, já no 2° ano como era de se esperar a maioria leram o título correto.
    Depois peguei um livro de histórias infantis e perguntei qual era a diferença entre uma leitura e outra, uns disseram que era o tamanho da leitura, mas a maioria disse que no livro era história e no jornal eram notícias, pedi no final quem queria fazer leitura na frente para os outros, no 1° ano duas alunas se dispuseram a primeira leu somente o título e a outra leu toda a notícia, ao término das leituras eu expliquei para a primeira aluna que ela tinha lido só o título e que a outra tinha feito a leitura completa.
    E no 2° ano os que se dispuseram a ler fez toda a leitura, mas um esqueceu-se de ler o título.
    Acredito que quando eles fizeram a leitura seja das imagens e da diferença entre uma e outra acontece o letramento e quando fizeram a leitura da escrita é a alfabetização.

    ResponderExcluir
  24. Maria Cristina A. de Aquino.12 de novembro de 2012 às 19:24

    Maria Cristina A. de Aquino.
    Escola Municipal Cecília Meireles.
    3° ano c vespertino.
    Conteúdo: Receitas.
    Tema: Receita de bolo de banana.
    Objetivo: produzir um texto coletivo em forma de receita.
    1° momento: Dialogo interativo sobre receitas de bolos.
    2° momento: citar os ingredientes do bolo de banana e modo de fazer. Iniciamos a receita copiando no quadro, fazendo a exploração oral da receita quanto aos ingredientes, quantidades, características dos ingredientes, medidas tanto de massa quanto do tempo para assá-lo. Em seguida foi feito alguns questionamentos como: Quem gosta de bolo de banana? Quais ingredientes foram utilizados na receita do bolo de banana? As palavras que indicam as características dos ingredientes a serem usados são importantes para o leitor que vai fazer a receita? Por quê?
    3° momento: passamos para atividades de escrita e de leitura, nome dos ingredientes, origem, quais eram por peso, colheres e xícaras.
    4° momento: Desafio para os alunos, fazer o bolo em casa junto com os pais no final de semana, relatar tudo e trazer para a sala de aula.
    Foi uma aula interessante, porque os alunos demonstraram interesse e facilidade para questionar, elaborar perguntas e respostas.

    ResponderExcluir
  25. ESCOLA MUNICIPAL VILA NOVA
    PROFESSORA FABIANA BARRETO
    TURMA- 1 ANO B
    Eu iniciei pregando um cartaz no quadro com a letra da música meu pintinho amarelinho. Em seguida questionei quem conseguia ler o título da música e descobrir qual a música que estava escrita, e fiquei muito feliz, pois rapidamente já estavam todos cantando a música com muita alegria. Na sequencia pedi que cada um dos alunos fosse ate o quadro, e eu escolhia uma palavra que tivesse na música para que o aluno encontrasse, e foi satisfatório ver que a maioria dos alunos conseguiu ler e encontrar. Depois entreguei uma folha digitada com a letra da música para que um cantasse lendo, passando o dedinho. Continuando pedi que cada criança circulasse na música as palavras começadas com P, e assim percebi que muitos alunos confundiram a letra p com o q. Aproveitei para explorar as duas letras tanto o traçado e o som de suas famílias e também palavras começadas com ambas.
    Observação: Fiquei encantada coma alegria dos alunos cantando a letra da música e passando o dedinho mostrando que sabia ler, e percebi como é importante alfabetizar utilizando música.

    ResponderExcluir
  26. A atividade de português foi desenvolvida com a turma do 3° ano, onde inicialmente foi apresentada a eles a mesma imagem que nós professores trabalhamos durante o curso. Depois de apresentar a imagem, pedi aos alunos que fizessem uma interpretação da cena e fiz alguns questionamentos, por exemplo: O que as crianças estão fazendo? Será que estão felizes? Que tipo de lugar é esse?
    Após a interpretação oral da figura, pedi-lhes que fizessem um pequeno texto relacionado a mesma imagem. Pude perceber que tiveram muito mais facilidade ao interpretar oralmente, pois no momento de organizar as ideias para produzir o texto , alguns alunos apresentaram uma certa dificuldade.
    Nessa atividade foi trabalhado o letramento no momento em que as crianças fizeram a interpretação da imagem e a alfabetização quanto tiveram que produzir por escrito a interpretação que fizeram.

    ResponderExcluir
  27. As atividades foram desenvolvidas com os alunos do 4º ano.
    Em primeiro momento entreguei para cada aluno, um balão e pedi que enchessem e logo em seguida entreguei canetões pra que cada aluno fizesse caricaturas nos balões. Logo após pedi a eles que fizessem grupos de três ou quatro pessoas e criassem uma história utilizando os balões como se cada um fosse uma personagem da história.
    Usando a linguagem oral e escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos; utilizando e valorizando o repertório linguístico de sua convivência no texto.
    .A Linguagem figurada é utilizada muito no nosso dia a dia e na maioria das vezes nem percebemos isto. A linguagem oral é clara, mais expressiva.
    A linguagem figurada é o sentido que se quer dar - tanto pode ser formada pelo uso de uma palavra como de várias que formam um pensamento completo.

    ResponderExcluir